A Raça

Sem Título-1

O Terranova é uma raça de cães proveniente da província de Terra Nova no Canadá, sendo que não se sabe com certeza como eles conseguiram chegar às ilhas. Alguns argumentam que se trata de cães levados ao Canadá pelos colonizadores ingleses, outros acreditam que seriam descendentes dos cães que acompanhavam os pescadores de bacalhau que chegaram a Terra Nova no século XVI, é possível ainda seus ancestrais tenham vindo com os Vikings que chegaram à Groenlândia e ao Canadá antes da descoberta do continente americano por Colombo e que, portanto, já estariam presentes nas ilhas antes da chegada dos colonizadores. Nos países de língua inglesa, são conhecidos como Newfoundlands, e apelidados de Newfies acredita-se que é uma das origens do labrador.

13987_10203741988564758_3402795497808739910_n

A sua origem remonta a 1700, quando os primeiros Terranova eram de variedade Landseer: branco e preto. O Terranova de cor preta que conhecemos hoje é provavelmente fruto de uma seleção rigorosa. Estes cães foram trazidos posteriormente para a Europa por outros pescadores de bacalhau, adquirindo uma certa popularidade. Esta popularidade alcançou o expoente máximo, quando a 1886, a raça foi oficialmente reconhecida pelo clube Inglês do Terranova.

O Terranova alcançou grande popularidade na Inglaterra, onde estreou em uma exposição cinófila e participou das primeiras provas aquáticas por volta de 1860. Nesse país, foi fundado em 1886, o “The Newfoundland Club”, um dos mais antigos clubes da raça.

CARACTERÍSTICAS

As características mais evidentes do Terranova são a sua força e o seu ar ativo, este cão quando filhote parece mais uma cria de urso que um cachorro. Apesar das suas dimensões imponentes, é gentil e afetuoso, inteligente e fiel, dócil e um grande companheiro.

528180_10200477972844286_2078047008_n

Liga-se instintivamente à água onde se sente tão à vontade como em terra. A afinidade com a água, para o que demonstra verdadeira obsessão desde filhote, confunde-se com a própria história da raça. Este cão possui um andar ligeiro, apesar das suas grandes dimensões. Possui um crânio maciço e largo; orelhas pequenas, junto à cabeça; olhos pequenos, castanhos escuros, colocados lateralmente; nariz quadrado e curto; dorso largo e pescoço forte; pés grandes e fortes. É a raça que mais se destaca como cão de salvamento na água em todo o mundo, sendo que eles possuem patas com membranas natatórias, além de uma pelagem impermeável. Os Terranova tornaram-se famosos pelos salvamentos de marinheiros, cujos barcos naufragavam nos recifes da Terra-Nova. Os balneários, em geral proibidos aos cães, abrem-se na Europa para o Terranova, que é a única raça com a característica de salvamento de pessoas incluída no padrão oficial. A cor mais comum é o preto liso, e também com algumas manchas brancas no peito, nos dedos e ponta da cauda, são aceitas também a cor marrom e o branco e preto. 


terranova_salvamentoEste cão é extremamente apegado à família e apesar de seu tamanho, é bastante delicado. Não é recomendado para apartamentos e não gosta de ficar preso em um quintal. Também se dá bem com crianças, mas deve-se ter atenção especial com crianças pequenas devido ao grande tamanho do cão. A raça é indicada como companhia ou cão de salvamento aquático.

O terranova é especialmente adaptado à natação, possui pelagem grossa e oleosa, relativamente impermeável à água, uma imensa força física que o permite nadar arrastando barcos com várias pessoas a bordo até mesmo contra a correnteza, possui membranas entre os dedos para aumentar seu impulso na água, grandes pulmões e enorme resistência física ao cansaço e ao frio. Até hoje é a raça que mais se destaca como cão de salvamento na água em todo o mundo. Clubes especializados na raça realizam testes de aptidão para evitar que as qualidades naturais do terranova como salva vidas se percam, estes testes incluem o resgate de pessoas na água e tração de pequenos barcos. A sua grande força física também fazem dele um bom cão de tração.

Apesar de sua pelagem pesada, adapta-se tranquilamente em climas quentes tanto quanto no frio. Em climas temperados a pelagem exterior longa remanesce, mas o subpêlo diminui razoavelmente. Quanto mais quente for o clima, mais cuidadoso deve-se ser em dever fornecer-lhe abundância de sombra e água fresca.

              TAMANHO E PESO:

                    Altura média na cernelha é:                                                                     Peso médio é de aproximadamente:

para machos adultos: 71 cm.                                                                         para machos adultos: 70 kg.

para fêmeas adultas: 66 cm.                                                                           para fêmeas adultas: 55 kg.

Cores aceitas pelo Padrão Brasileiro da Raça:

  • Clique Aqui para baixar o PDF com o Padrão da Raça completo.